segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sustentabilidade
Você sabe o que é sustentabilidade?
Fonte: paoeecologia.wordpress.com
 
 Com certeza é um tema bastante discutido atualmente, pois hoje nós sabemos planejar e antecipar situações. Mas como o termo sustentabilidade intefere em nosso dia-a-dia? Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.
 
Nossa capacidade de produção de alimentos, moradia e demais produtos estão chegando ao nível máximo, em ritmo maior a população continua crescendo e os recursos naturais (água potável, terras cultiváveis e minerais) vão se esgotando. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

O termo original foi “desenvolvimento sustentável,” um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo “desenvolvimento sustentável” como um termo amplo pois implica em desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. “Sustentabilidade”, então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.
Na economia, sutentabilidade refere-se a um ciclo de crescimento econômico real do valor da produção (descontada a inflação), sendo portanto relativamente constante e duradouro, assentado em bases consideradas estáveis e seguras.

Desenvolvimento econômico sustentável dito de outra maneira é aquele em que a renda real cresce pelo crescimento dos fatores produtivos reais da economia e não em termos nominais que seria um crescimento insustentável porque se estaria apenas jogando dinheiro na economia gerando uma riqueza momentânea que os agentes econômicos ao notarem que não há em contrapartida produção equivalente a esse ganho de renda artificial ajustam seus preços o que causa por sua vez inflação.

A minha e a sua participação neste processo de sustentabilidade está na economia e uso racional dos recursos como água e energia, em termos de recursos naturais. Mas energia? Sim, boa parte da energia produzida em nosso país é de origem mineral, o petróleo ainda é a maior fonte, mas é finito. O uso da água também está na pauta da sustentabilidade, mesmo para nós, os residentes da floresta Amazônica, há a necessidade de utilizar de forma racional a água potável, caso contrário teremos um colapso no fornecimento de água para consumo.

Um comentário:

  1. Muito bom, sustentabilidade, bio-diversidade, produtos orgânicos, produtos ecológicos (Vcs sabem a diferença dêstes dois?, taí algo a ser explicado ao consumidor comum), mas o que chama atenção é um tema que não vem sendo comentado pelos intelectuais ecológicos de plantão, não resolve tudo mas vai colaborar com a natureza: AERAÇÃO DO SOLO, vocês deveriam colaborar com isso. As construções residenciais, comerciais e industrais, vem sistematicamente preenchendo os 100% ou quase 100% dos terrenos, deixando 0% ou quase 0% de terra livre para respirar, um grave erro sendo cometido, infringindo várias leis Universais, a natureza está aceitando a ocupação para sobrevivência daquelas pessoas, mas em contrapartida tem que ser deixado um pedaço por menor que seja, até por obediência à Lei de Gratidão, mas isso não acontece, e os "criminosos" dizem que é culpa da Prefeitura, que o Plano Diretor é que permite, etc, as pessoas que ali trabalham ou que ali moram e por extensão a comunidade vai mais cedo ou mais tarde pagar a conta, naquele pequeno pedaço, não vai haver permeabilidade, a terra fica sufocada, agonizada e com o tempo passa essa vibração para aqueles que moram, trabalham, ou circulam por ali. Nào adianta dizer que tem "verde" ao redor, que captou água da chuva, que reciclou, o que importa que naquele pequeno ou grande pedaço, a natureza não está sendo respeitada. Fico muito agradecido por ter a oportunidade de comentar isso com Vocês.

    ResponderExcluir